Até o Starbucks tem uma versão própria (e nada tradicional) da bebida da moda, o leite dourado ou, na forma original, o chá dourado.

Existem muitas variações para esta receita, mas o ingrediente principal é sempre a cúrcuma, que confere a cor dourada para essa bebida.

A cúrcuma tem efeito anti-oxidante e traz benefícios para a saúde cardiovascular já comprovados cientificamente, como auxílio na normalização dos níveis plasmáticos de colesterol. Atualmente seu papel potencialmente preventivo de outras doenças está sendo estudado.

Variações dessa receita usada há séculos pelos adeptos da Ayurveda ainda podem ser feitas com água ou leite animal ou vegetal (de amêndoas ou castanhas, por exemplo).

Componentes adicionais do chá incluem mel, cardamomo, canela, gengibre e o adaptógeno ashwagandha.

O ingrediente que não pode faltar, no entanto, é pimenta preta ou do reino, essencial para a absorção da cúrcuma pelo sistema digestório. Não adianta usar Caiena. O que ajuda na absorção é a piperina presente na pimenta preta e a pimenta caiena não tem esse componente.

Confira esse post sobre cúrcuma para saber mais sobre seus efeitos comprovados, mecanismos e quantidades recomendadas. Confira aqui como preparar o Golden Milk e obter os benefícios.

 

 

2 pensamentos

Deixe uma resposta