Ainda não existe uma definição oficial no Brasil do que são suplementos alimentares, embora a ANVISA esteja tratando deste tema.

Vamos considerar que são preparações destinadas a complementar a alimentação e fornecer nutrientes específicos, incluindo:

  •  vitaminas (isoladas ou em multi-vitamínicos)
  •  minerais (ex: cálcio, magnésio…)
  •  fibras, ervas e fitoterápicos
  •  óleos e ácidos graxos (ex: ômegas)
  •  proteínas (ex: colágeno, whey), peptídeos e aminoácidos (ex: BCCA)
  • enzimas

Outras categorias incluem preparações com ações sob outros aspectos não apenas nutricionais, como:

  • pré e pró-bióticos
  • adaptógenos
  • nootrópicos
  • senolíticos

O Longety estimula o consumo de uma alimentação rica em nutrientes baseada em plantas na suas formas não processadas e refinadas (integrais) com fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Desta forma é mais fácil obter os benefícios de macronutrientes e micronutrientes essenciais e garantir sua adequada absorção. Além disso, uma alimentação saudável indiretamente inclui hábitos que trazem benefícios adicionais individuais, comunitários e ambientais.

Embora os atuais padrões alimentares da população em geral e a incidência de deficiências de micronutrientes estimulem o consumo de suplementos, a suplementação deve ser considerada apenas nas seguintes situações: 1) quando os níveis adequados não puderem ser alcançados com mudanças na alimentação – que repercutem positivamente também sobre outros parâmetros nutricionais e de bem-estar;  2) em populações nas quais, devido à restrições alimentares, não se possa obter da alimentação níveis adequados; 3) para o restabelecimento acelerado dos níveis desejados quando há comprometimento de saúde.

No Longety são discutidos nutrientes essenciais e sugeridas formas de obtenção dos mesmos através da alimentação e da suplementação. As recomendações de suplementação incluem estratégias para maximizar a absorção e a biodisponibilidade daqueles agentes com benefícios demonstrados e em condições específicas.

É importante ressaltar que o uso de suplementos sem necessidade e acima dos níveis adequados de consumo de seus componentes também pode causar efeitos nocivos à saúde. Além disso, o uso de suplementos tem sido associado com padrões de alimentação menos saudáveis, o que pode surpreender, mas provavelmente se deve ao consumo de suplementos por indivíduos que não investem na qualidade de sua alimentação de forma mais ampla.

Por fim, algumas categorias de substâncias consideradas suplementos não são apoiadas pelo Longety, como termogênicos e misturas para ganho de massa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s